Blog da SPFOR

Notícias, artigos e informações sobre atividades, cursos e jornadas.

Psicanálise e Arte em Sessão | O retrato de Dorian Gray

Psicanálise e Arte em Sessão

Local: Livraria Cultura – Shopping RioMar
Data: 29 de novembro de 2019 – 19h
Hora: 19h00

O retrato de Dorian Gray
Oscar Wilde

Comentários

Fernanda Coutinho | Professora de Teoria da Literatura da UFC
Walmy Silveira | Psicanalista da SPFOR

Entrada Franca
Contato: 3264 7709

SINOPSE

 

No romance um pintor faz um retrato de um belo jovem, Dorian Gray que se apaixona pela pintura e a esconde num porão onde passa a contemplá-la frequentemente. Ele observa que enquanto o retrato segue deteriorando a pessoa do retratado se conserva bela e sempre jovem. Uma versão do mito de Narciso pela qual idealizadamente a juventude e a beleza de cada um jamais pereceriam, num acordo com a ilusão de onipotência e autossuficiência através da qual o indivíduo careceria da interação, contribuições e amor do outro. O estudo do romance pode ensejar reflexões sobre essa importante característica humana o narcisismo, que através dos tempos sobretudo em nossa sociedade atual se manifesta em diferentes facetas.

Não é possível fazer comentários.

Formação Psicanalítica

SOCIEDADE PSICANALÍTICA DE FORTALEZA – SPFOR (Sociedade Componente da International Psychoanalytical Association - IPA) …

Psicanálise e Arte em Sessão

No Psicanálise e Arte do mês de janeiro, conversaremos sobre um tema que emociona a todos que se dedicam à arte de escutar …

Racismo na instituição psicanalítica

Convidamos vocês para conversar com Ignácio A. Paim Filho (psicanalista da SPBdePA) sobre “racismo na instituição psicanalítica” …