Nupia

Núcleo de Psicanálise da Infância e Adolescência

O NUPIA é composto por um grupo de psicanalistas da SPFOR que se dedica ao estudo da psicanálise de crianças e adolescentes. Promove cursos, simpósios, grupos de estudo e supervisão de casos de análise de crianças e adolescentes abertos a profissionais que trabalham com essa faixa etária e a estudantes de graduação em psicologia e ciências da saúde.

O estudo da infância também é de significativa relevância para aqueles que se dedicam à psicanálise de adultos, pois, como destacou Freud, o psiquismo se constitui a partir das primeiras experiências vividas e fantasiadas na infância.

Essa iniciativa pretende desenvolver uma rica parceria com profissionais ligados à psicanálise, psicologia e psiquiatria, assim como os de áreas afins, tais como pedagogia, pediatria, fonoaudiologia, terapia ocupacional e psicomotricidade, educação, entre outros. E planeja formar grupos de observação da relação mãe-bebê pelo método Esther Bick e implantar o curso de formação de analistas de crianças e adolescentes filiado à Associação Psicanalítica Internacional – IPA.

Psicanálise e Arte em Sessão

No Psicanálise e Arte do mês de janeiro, conversaremos sobre um tema que emociona a todos que se dedicam à arte de escutar …

Racismo na instituição psicanalítica

Convidamos vocês para conversar com Ignácio A. Paim Filho (psicanalista da SPBdePA) sobre “racismo na instituição psicanalítica” …

A linguagem de Bion – Um dicionário enciclopédico de conceitos – Paulo Cesar Sandler

A editora Blucher acaba de lançar a versão em português da obra “A linguagem de Bion – Um dicionário enciclopédico …