Nupia

Núcleo de Psicanálise da Infância e Adolescência

O NUPIA é composto por um grupo de psicanalistas da SPFOR que se dedica ao estudo da psicanálise de crianças e adolescentes. Promove cursos, simpósios, grupos de estudo e supervisão de casos de análise de crianças e adolescentes abertos a profissionais que trabalham com essa faixa etária e a estudantes de graduação em psicologia e ciências da saúde.

O estudo da infância também é de significativa relevância para aqueles que se dedicam à psicanálise de adultos, pois, como destacou Freud, o psiquismo se constitui a partir das primeiras experiências vividas e fantasiadas na infância.

Essa iniciativa pretende desenvolver uma rica parceria com profissionais ligados à psicanálise, psicologia e psiquiatria, assim como os de áreas afins, tais como pedagogia, pediatria, fonoaudiologia, terapia ocupacional e psicomotricidade, educação, entre outros. E planeja formar grupos de observação da relação mãe-bebê pelo método Esther Bick e implantar o curso de formação de analistas de crianças e adolescentes filiado à Associação Psicanalítica Internacional – IPA.

Psicanálise e Arte em Sessão -“Pera, uva ou maçã?” e “Caixinha de música”,

No Psicanálise e Arte em Sessão do mês de junho, o psicanalista Walmy Silveira receberá a jornalista Iana Soares e o …

Psicanalise e arte em sessão – O racismo estrutural e arte

Como o racismo se manifesta na estrutura da sociedade, nas falas e ações dos indivíduos, nas instituições e nos círculos …

Menino Henry

O choque diante da morte violenta de um menino de apenas 4 anos é também um alerta para a necessidade de escutar as crianças …