Blog da SPFOR

Notícias, artigos e informações sobre atividades, cursos e jornadas.

Formação Psicanalítica

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A FORMAÇÃO PSICANALÍTICA

São condições fundamentais para o postulante se inscrever para

a Formação Psicanalítica da SPFOR – Sociedade Psicanalítica de Fortaleza: ter interesse em estudar e aprofundar-se na teoria, na técnica e na clínica psicanalítica; ser médico ou psicólogo com registro nos respectivos Conselhos Regionais, ou estudante de Medicina ou Psicologia que estiver cursando o último ano; ter disponibilidade de tempo e assumir o compromisso financeiro que envolve todo o processo da formação.

A SPFOR é uma das sociedades pertencentes à IPA –International Psychoanalytical Association e, sendo assim, segue os requisitos exigidos por ela.

O interessado em fazer a Formação Psicanalítica, passará por alguns critérios de seleção, destacando-se, entre eles, duas etapas de entrevistas individuais (ou três, se for necessário) realizadas com três analistas da Comissão de Ensino do Instituto de Ensino e Formação Psicanalítica da SPFOR em cada etapa. Após a aprovação na primeira etapa de entrevistas, o postulante iniciará a sua análise individual com um dos analistas didatas da SPFOR, com freqüência mínima de três vezes por semana. A relação nominal dos analistas didatas será fornecida pelo Instituto de Ensino e Formação Psicanalítica da SPFOR.

Após um ano de análise, a segunda etapa de entrevistas será realizada com o postulante que, sendo aprovado, iniciará o programa de formação. Os postulantes que fizeram sua inscrição como estudantes de Medicina ou Psicologia, já devem estar graduados. O programa de formação inclui seminários teóricos, técnicos e clínicos, duas supervisões individuais com analistas didatas da SPFOR, entrega de trabalhos teóricos ou clínicos sempre que forem solicitados, relatórios de supervisões clínicas e um trabalho teórico/clínico de conclusão.

Os seminários serão ministrados às sextas-feiras, de 15h00 às 19h00. Em ocasiões específicas, os seminários poderão ocorrer aos sábados durante o dia todo, o que será previamente combinado com os alunos.

O processo de formação tem a duração de aproximadamente cinco anos.

Maiores informações sobre a Formação Psicanalítica poderão ser encontradas no capítulo V – Da Formação Psicanalítica, do Regimento Interno do Instituto de Ensino e Formação Psicanalítica da SPFOR, que acompanha esse comunicado.

Baixe o arquivo completo com informações e ficha de inscrições - Processo seletivo encerrado

NOVA SELEÇÃO SERÁ INFORMADA EM BREVE.

ANEXO I - DOCUMENTAÇAO CRITERIOS DE SELEÇAO PARA POSTULANTES

ANEXO-II-CRONOGRAMA (3)

ANEXO III - FICHA DE INSCRIÇÃO

ANEXO IV - REGIMENTO DO INSTITUTO DE FORMAÇÃO DA SPFOR

Não é possível fazer comentários.

Menino Henry

O choque diante da morte violenta de um menino de apenas 4 anos é também um alerta para a necessidade de escutar as crianças …

Psicanalise e Arte em Sessão – Hamlet

Por que Hamlet, grande tragédia de William Shakespeare, escrita em 1601, continua tão atual e ainda encanta amantes da …

Psicanálise e Arte em Sessão – 1984 George Orwell

1984 George Orwell Coordenadora Maria José de Andrade Souza Membro efetivo (IPA) Analista didata (SPFOR) Coordenadora do …