Quem Somos

SPFOR

A Sociedade Psicanalítica de Fortaleza (SPFOR) é uma instituição psicanalítica vinculada à International Psychoanalytical Association (IPA), a qual foi criada por Sigmund Freud e seus colaboradores, em 1910. Também é filiada à Federacion Psicoanalitica de America Latina (Fepal) e à Federação Brasileira de Psicanálise (Febrapsi).

Seguindo a orientação da IPA, a SPFOR tem como missão primeira a difusão da Psicanálise e a formação de novos analistas, sempre dentro de altos padrões éticos e profissionais.


 

A trajetória da SPFOR teve início em 1998,quando três psicanalistas didatas formados em outras sociedades lideraram médicos e psicólogos de Fortaleza, interessados em se tornar psicanalistas, na busca por uma formação dentro dos padrões e requisitos exigidos pela IPA.
Atualmente,25 membros associados e efetivos e 21 membros em formação integram a SPFOR, alinhados nos objetivos de exercer a Psicanálise, difundi-la em nosso meio, torná-la acessível e acolher novos interessados na formação psicanalítica nos moldes preconizados IPA.
Com esse fim, além do Curso de formação em psicanálise, promove simpósios, jornadas, congressos e outros cursos de menor extensão; publica o periódico Reverie – revista de psicanálise; oferece a possibilidade de tratamento psicanalítico com preço reduzido e desenvolve diversas atividades abertas ao público, entre as quais, o programa de rádio Escutar e pensar e exposições dialogadas sobre psicanálise e arte.

Psicanálise e Arte em Sessão -“Pera, uva ou maçã?” e “Caixinha de música”,

No Psicanálise e Arte em Sessão do mês de junho, o psicanalista Walmy Silveira receberá a jornalista Iana Soares e o …

Psicanalise e arte em sessão – O racismo estrutural e arte

Como o racismo se manifesta na estrutura da sociedade, nas falas e ações dos indivíduos, nas instituições e nos círculos …

Menino Henry

O choque diante da morte violenta de um menino de apenas 4 anos é também um alerta para a necessidade de escutar as crianças …