Blog da SPFOR

Notícias, artigos e informações sobre atividades, cursos e jornadas.

Psicanálise e Arte em Sessão – Fevereiro

Psicanálise e Arte em Sessão

Local: Livraria Cultura Shopping Varanda Mall
Data: 22 de fevereiro de 2019

Hora: 19h00

Conto Angústia de Anton Tchekhov

Comentários

Álvaro Madeiro | Pediatra e docente da UFC
Mônica Bastos | Psicanalista didata SPFOR.

Entrada Franca
Contato: 3264 7709

SINOPSE

CLIQUE E BAIXE O CONTO ANGÚSTIA

A SPFOR, através do ‘Psicanálise & Arte em sessão’ em parceria com a Livraria Cultura, traz para todos, mais um evento!

Trata-se de um antigo Conto de Anton Tchekhov, denominado ‘Angústia’. O conto ressalta o sofrimento e a solidão de um homem, que perdera o filho naquela ocasião. Este homem, Yona Potapov, trabalhava como cocheiro, numa noite de rigoroso inverno, onde a neve encobria a paisagem. No transporte de cada grupo de passageiros, tentava comunicar sua perda, precisava falar da dor do luto que sentia. Nada conseguia diante de sua tentativa, pois não havia ouvidos para isso, apenas impaciência e xingamentos recebia. Desta forma sua angústia aumentava a cada vez que iniciava o relato do fato acontecido e nada repercutia para aquelas pessoas, apressadas que estavam de serem transportadas com rapidez e eficiência. Até que ele, no anseio de ser escutado, resolve contar o fato para um ouvinte inusitado.

A psicanálise se une à literatura mais uma vez para colocar em pauta as questões humanas, que apontam para um sofrimento, para um pedido de ajuda.

Neste dia 22 de Fevereiro de 2019, séculos depois, às 19h, vamos falar de algo atual, que se passa nas relações do mundo das comunicações rápidas e efêmeras.

Convidamos você a participar, a nos contemplar com sua presença, não virtual, a este evento que consideramos importante para pensarmos as relações de hoje em dia.

 

 

Não é possível fazer comentários.

Menino Henry

O choque diante da morte violenta de um menino de apenas 4 anos é também um alerta para a necessidade de escutar as crianças …

Psicanalise e Arte em Sessão – Hamlet

Por que Hamlet, grande tragédia de William Shakespeare, escrita em 1601, continua tão atual e ainda encanta amantes da …

Psicanálise e Arte em Sessão – 1984 George Orwell

1984 George Orwell Coordenadora Maria José de Andrade Souza Membro efetivo (IPA) Analista didata (SPFOR) Coordenadora do …