Blog da SPFOR

Notícias, artigos e informações sobre atividades, cursos e jornadas.

Psicanálise e Arte em Sessão

Psicanálise e Arte em Sessão

Local: Livraria Cultura Shopping Varanda Mall
Data: 25 de janeiro de 2019

Hora: 19h00

EU NÃO SOU  SEU NEGRO
FILME DE RAOUL PECK

Comentado por:

Joceny Pinheiro | Doutora em antropologia social pela University of Manchester – Reino Unido
Walmy Silveira | Psiquiatra e Psicanalista SPFOR

Entrada Franca
Contato: 3264 7709

 

Sinopse
Em 1979, James Baldwin escreveu uma carta ao seu agente literário descrevendo seu próximo projeto, Remember This House. O livro deveria ser um relato revolucionário e pessoal das vidas e sucessivos assassinatos de três de seus amigos íntimos – Medgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King, Jr. Na época da morte de Baldwin, em 1987, ele deixou apenas trinta páginas completas de seu manuscrito.
Agora, em seu novo documentário, o mestre cineasta Raoul Peck revela o livro que James Baldwin nunca terminou. O resultado é um exame radical e atualizado da raça na América, usando as palavras originais de Baldwin e uma inundação de material arquivístico rico. “EU NÃO SOU SEU NEGRO” é um viagem na história negra que liga o passado do movimento dos Direitos Civis ao presente de #BlackLivesMatter. É um filme que questiona a representação negra em Hollywood e além. E, enfim, ao confrontar as conexões mais profundas entre as vidas e o assassinato desses três líderes, Baldwin e Peck produziram um trabalho que desafia a própria definição do que América significa.

Não é possível fazer comentários.

Menino Henry

O choque diante da morte violenta de um menino de apenas 4 anos é também um alerta para a necessidade de escutar as crianças …

Psicanalise e Arte em Sessão – Hamlet

Por que Hamlet, grande tragédia de William Shakespeare, escrita em 1601, continua tão atual e ainda encanta amantes da …

Psicanálise e Arte em Sessão – 1984 George Orwell

1984 George Orwell Coordenadora Maria José de Andrade Souza Membro efetivo (IPA) Analista didata (SPFOR) Coordenadora do …