Blog da SPFOR

Notícias, artigos e informações sobre atividades, cursos e jornadas.

Psicanálise & Arte – agosto

No Psicanálise e Arte do mês de agosto, Helder Pinheiro receberá o produtor, diretor e roteirista cinematográfico Francisco Ramalho Júnior e a psicanalista Eliane Souto de Abreu para conversarem sobre o filme Meu Pai.

Meu Pai (The father, 2020), longa de Florian Zeller, é um filme em que o público é convocado a enxergar o mundo como Anthony (personagem de Anthony Hopkins). Em uma atmosfera difícil de saber no que confiar, o filme aborda temas como velhice e paternidade. Afinal, sua filha Anne (personagem de Olívia Colman) vive, com o pai, momentos de muitas incertezas e dificuldades.

O filme pode ser visto como um “trailer” do inconsciente. Em nosso programa, será questionado o retraimento dos afetos entre o paciente com demência e seus cuidadores mais próximos, e pensadas formas de lidar com a doença. Discutiremos sobre o que resiste (os afetos, a necessidade de contato físico pele-a-pele, a busca de amor) diante do que já se foi, levado pela demência.

Dia 27 de agosto, às 20h, no canal da SPFOR do Youtube

https://www.youtube.com/c/SPFOR/featured

Não é possível fazer comentários.

Psicanálise e Arte em Sessão

No Psicanálise e Arte do mês de janeiro, conversaremos sobre um tema que emociona a todos que se dedicam à arte de escutar …

Racismo na instituição psicanalítica

Convidamos vocês para conversar com Ignácio A. Paim Filho (psicanalista da SPBdePA) sobre “racismo na instituição psicanalítica” …

A linguagem de Bion – Um dicionário enciclopédico de conceitos – Paulo Cesar Sandler

A editora Blucher acaba de lançar a versão em português da obra “A linguagem de Bion – Um dicionário enciclopédico …