Apresentado na Rádio Universitária FM 107.9

Programa Escutar e Pensar

Sexta 14h às 15h
Rádio Universitária FM 107.9

Escutar e Pensar, um programa para falar sobre você e o mundo à sua volta, é realizado pela Sociedade Psicanalítica de Fortaleza - SPFOR em parceria com a Rádio Universitária FM 107,9 Mhz e a Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura. Nosso programa é veiculado ao vivo toda sexta-feira, das 14h às 15h, na Universitária FM 107,9 Mhz, em Fortaleza, e disponibilizado nos principais agregadores de podcast todo sábado.

Coordenação psicanalítica de Marúcia Benevides, colaboração psicanalítica de Rúbia Malzac, produção jornalística e mediação de Marcia Ximenes e operação de som de Antônio Carlos Lima.

O programa cria uma ponte entre a Psicanálise e outras áreas do conhecimento discutindo temas comuns ao dia a dia de todos, mas que nem sempre são abordados adequadamente. Realizado pela Sociedade Psicanalítica de Fortaleza (SPFOR), em parceria com a Universitária FM.
Desde maio de 2006, o então Núcleo Psicanalítico de Fortaleza, hoje Sociedade Psicanalítica de Fortaleza, vem apresentando na Rádio Universitária FM 107.9 o Programa Escutar e Pensar. Este programa foi criado, há vários anos atrás, pela Dra. Sônia Eva Tucherman, da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro, que o apresentava através da Rádio MEC e que nos autorizou a realizá-lo aqui em Fortaleza também.
Consta ele, aqui, de um debate de uma hora, às sextas-feiras, das 14:00 às 15:00 horas.
O ouvinte participa, com perguntas e comentários, pelo telefone 3366-7474 e através do email - [email protected].

A cada semana, o debate, é desenvolvido a partir de algum tema que possa trazer para o ouvinte, uma contribuição dos conhecimentos psicanalíticos para a sua vida prática. Participam psicanalistas daqui e de outros estados, além de convidados de outras áreas ligadas ao tema.
Procura-se também fazer o ouvinte refletir sobre temas culturais, sobre elementos importantes do mundo em que está inserido.
Cada debate ou, mais propriamente, conversa, se desenvolve através de perguntas do mediador e do público ouvinte. Um destes convidados geralmente é um membro da SPFOR ou de outra sociedade psicanalítica. Profissionais de áreas diversas, como o Direito, a Educação, a Comunicação Social, arte e cultura também são nossos convidados. humana.

Tereza Mônica Bastos, psicanalista da SPFOR, foi quem implantou o programa em Fortaleza, em 2006, apresentando-o e coordenando-o, junto com o Dr. Valton de Miranda Leitão, até setembro de 2007. De 2007 a 2021 o programa foi produzido e apresentado pela Professora Maria Livia Marchon, que também o coordenou, junto com o Dr. Valton e Mônica Bastos, contando com o apoio de Regina Esteves e Lourdes Negreiros, membros da SPFOR e Vanda Magalhães Leitão, Doutora em Educação e professora da UFC.

Atualmente o Programa Escutar e Pensar vem sendo apresentado pela jornalista Márcia Ximenes e coordenado por Marúcia Benevides, psicanalista da SPFOR e Rubia Malzac - psicanalista em formação da SPFOR .

VIII Jornada de Psicanálise – 19 a 21.09.2024

“Caminhos do Trauma” será o tema da nossa próxima Jornada de Psicanálise. Marque na agenda: de 19 a 21 de …

Curso “Psicanálise: Teoria e Método”

INSCRIÇÕES ENCERRADAS – NOVA TURMA EM 2025 Curso “Psicanálise: Teoria e Método”, uma iniciativa da Sociedade …

VII Jornada de Psicanálise da Spfor

Diversidade no mundo e na clínica psicanalítica Data: 29 e 30 de setembro de 2023 – Hotel Mareiro – Fortaleza-CE …