Quem Somos

SPFOR

A Sociedade Psicanalítica de Fortaleza (SPFOR) é uma instituição psicanalítica vinculada à International Psychoanalytical Association (IPA), a qual foi criada por Sigmund Freud e seus colaboradores, em 1910. Também é filiada à Federacion Psicoanalitica de America Latina (Fepal) e à Federação Brasileira de Psicanálise (Febrapsi).

Seguindo a orientação da IPA, a SPFOR tem como missão primeira a difusão da Psicanálise e a formação de novos analistas, sempre dentro de altos padrões éticos e profissionais.


 

A trajetória da SPFOR teve início em 1998,quando três psicanalistas didatas formados em outras sociedades lideraram médicos e psicólogos de Fortaleza, interessados em se tornar psicanalistas, na busca por uma formação dentro dos padrões e requisitos exigidos pela IPA.
Atualmente,25 membros associados e efetivos e 21 membros em formação integram a SPFOR, alinhados nos objetivos de exercer a Psicanálise, difundi-la em nosso meio, torná-la acessível e acolher novos interessados na formação psicanalítica nos moldes preconizados IPA.
Com esse fim, além do Curso de formação em psicanálise, promove simpósios, jornadas, congressos e outros cursos de menor extensão; publica o periódico Reverie – revista de psicanálise; oferece a possibilidade de tratamento psicanalítico com preço reduzido e desenvolve diversas atividades abertas ao público, entre as quais, o programa de rádio Escutar e pensar e exposições dialogadas sobre psicanálise e arte.

Curso “Psicanálise: Teoria e Método”

INSCRIÇÕES ENCERRADAS – NOVA TURMA EM 2025 Curso “Psicanálise: Teoria e Método”, uma iniciativa da Sociedade …

VII Jornada de Psicanálise da Spfor

Diversidade no mundo e na clínica psicanalítica Data: 29 e 30 de setembro de 2023 – Hotel Mareiro – Fortaleza-CE …

I Simpósio de Mitologia e Psicanálise da SPFOR

A mitologia, sobretudo a de origem grega, foi um dos campos de estudo que Sigmund Freud privilegiou. Sabemos que o criador …